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10/07/2020
Audi Q4 Sportback e-tron Concept é novidade que aposta no estilo SUV-Coupé
Depois da onda SUV, agora é a vez dos SUV Coupés chegarem em todos os segmentos. Da mesma forma que o primo VW Nivus vem chamando atenção aqui no Brasil, a Audi atenta à crescente demanda revela o inédito Q4 e-tron Sportback Concept. Em apresentação virtual realizada a partir de sua sede na Alemanha, a marca das quatro argolas revelou os principais pontos do novo SUV elétrico destacando que, do ponto de visto técnico, é idêntico ao Q4 e-tron revelado no Salão de Genebra virtual. Obviamente a diferença está no estilo ainda mais arrojado. Os dois SUVs elétricos são considerados pela Audi como opções compactas e entrarão em produção já em 2021. Em termos de tamanho, são quase idênticos. O novo Q4 e-tron Sportback tem 4,60m de comprimentos, ou seja, 1 centímetro a mais que o irmão, enquanto sua altura é 1,60 m (1 cm mais baixo). Já a largura (1,90m) e sua distância entre eixos de 2,77 m são as mesmas nos dois modelos. O grande diferencial da versão Sportback é sem dúvida o visual. Chama a atenção o desenho do teto que se inclina para baixo na traseira em uma curva bem harmoniosa até se encontrar um aerofólio horizontal na base do vidro. De acordo com a Audi, o objetivo foi transmitir a sensação de maior comprimento em relação ao irmão SUV. Além disso, seu coeficiente é 0,26 e, assim, fica 0,01 abaixo do SUV Q4 e-tron. Outro ponto de destaque está na traseira que segue a recente linguagem de estilo da Audi. A lanterna é quase que uma peça única integrada por um fino traço de luz central. Os elementos internos em LED também remetem aos lançamentos atuais da marca, mas com personalidade própria que o caracterizam como um modelo e-tron. Com a ausência de escapamentos, a Audi também criou um para-choque mais trabalhado com difusor e lâminas horizontais chamando a atenção para o logotipo e-tron iluminado no meio. Na parte da frente, o Q4 e-tron Sportback traz uma grade com superfície estruturada e fechada, o logotipo da marca das quatro argolas na parte superior e o emblema e-tron também presente na parte inferior do para-choque. As grandes molduras laterais, neste caso, são meramente soluções de estilo. Construído sobre a nova plataforma MEB, projetada especificamente para veículos com sistemas elétricos de tração, traz a mesma versatilidade das consagrada MLB e MQB do Grupo Volkswagen. Seu sistema propulsor é formado por um motor elétrico instalado na traseira que despeja potência de 150 kW (204 cv) e torque de 31,6 kgfm, e outro motor dianteiro de 102 cv e 15,3 kgfm. Combinada, a potência total é de 225 kW (306 cv). Com a tração nas quatro rodas e o torque entregue quase que instantaneamente, as duas versões do Q4 aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h, números interessantes ao considerar que somente as baterias pesam 510 kg.  Por falar nelas, as baterias, relativamente grandes, estão instaladas no assoalho do veículo e armazena, 82 kWh. Isso confere ao Q4 e-tron autonomia superior a 450 km de acordo com o padrão WLTP. Versões com tração traseira oferecerão uma autonomia superior a 500 km, também de acordo com o padrão WLTP. Segundo a Audi, as baterias são carregadas com no máximo 125 kW, o que significa um pouco mais de 30 minutos para atingir 80% da capacidade total. Na busca pela dirigibilidade perfeita, a marca aproveitou o centro de gravidade baixo e fez a distribuição da carga nos eixos balanceada em quase 50:50. A suspensão tem um eixo MacPherson com amortecedores adaptativos na dianteira enquanto existe um eixo multilink com molas separadas e amortecedores adaptativos na traseira. A construção elétrica com motores menores, ausência do túnel da transmissão e plataforma específica para veículos elétricos mostra seu benefício no interior. Mais espaço, aliado ao entre-eixos de 2,77 m, possibilitaram um bom aproveitamento interno. Acionamento por botões no console central dão um toque moderno necessário a um carro elétrico atual. Cores mais claras, mesclando cinza, preto e vários revestimentos mais claros ampliam ainda mais a sensação de espaço interno. A produção do novo Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron começam em 2021 e fazem parte do plano E-initiative que prevê o lançamento de mais de 20 modelos com tração elétrica até 2025. As vendas do Q4 e-tron devem começar no segundo semestre do próximo ano e a versão Sportback em seguida. Fonte: Motor1
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05/06/2020
Flagra: Audi Q5 Sportback sai da toca e confirma estilo cupê
Depois do topo de linha Q8 e do intermediário Q3, o próximo crossover da gama Audi a ganhar uma variante Sportback será o Q5. Até então tratada apenas como especulação, a inédita carroceria cupê já está sendo desenvolvida e deverá chegar ao mercado ainda neste ano junto com a reestilização do Q5 tradicional.  Visualmente, a receita a ser seguida será a mesma já vista no Q3 Sportback. Ou seja, dianteira e laterais praticamente idênticas, mas traseira com design exclusivo e caimento de teto próprio inspirado em modelos do tipo cupê. O objetivo será rivalizar diretamente com BMW X4 e Mercedes GLC Coupé. Na mecânica, a plataforma do Sportback naturalmente será a mesma do Q5, apenas co ajustes específicos na suspensão e na direção para fazer jus à proposta mais esportiva. Os motores também serão os mesmos, com destaque para o 2.0 turbo a gasolina que atualmente é principal opção de propulsão do modelo. Dependendo do mercado, haverá também uma opção híbrida do tipo plug-in. Posteriormente, serão lançadas variantes com dinâmica preparada, como a SQ5 que atualmente tem motor 3.0 V6 turbo com mais de 350 cv. Os preços no mercado europeu ficarão cerca de 2.000 euros acima do Q5 convencional. Fonte: Motor1
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11/05/2020
Audi R8: feito sob medida
O Audi R8 é um carro de números impressionantes. Quer ver só? Equipado com motor V10, que gera 610 cavalos de potência e 560 Nm de torque, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em meros 3,2 segundos a atingir 330 kmh de velocidade final. Sim, é um legítimo esportivo, melhor dizendo, um superesportivo. Dando sequência à nossa sopa de números: a versão 2021, que começará a ser vendida no Brasil em 2021, dispõe de 10 itens personalizáveis, possibilitando nada menos do que 1,6 milhão de diferentes combinações. Podem ser alteradas cor externa, side blade (lâmina lateral), acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design de rodas 20”, pinças de freio, acabamento interno, revestimento do teto e padrão do revestimento dos assentos. Contou? Somou 10? Ótimo, sigamos! O design reflete o caráter poderoso do modelo. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e a distância entre as rodas dianteira e traseira relativamente curta. Aos números: o comprimento total é de 4,42m, a altura é de 1,24m, a largura tem 2,03m e o entreeixo, de 2,65m. Por fim, o número que define se este carro pode ser meu, seu ou de quem puder pagar. Os potenciais interessados terão acesso a um catálogo da linha 2021 do Audi R8 em sua concessionária de preferência e devem confirmar o pedido até 14 de maio. Fonte: Exame
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03/03/2020
Audi lança a quarta geração do A3, confirmada para o Brasil
A Audi apresentou nesta terça-feira (3), em sua sede, na cidade alemã de Ingolstadt, a quarta geração do A3, um dos seus produtos mais importantes. A fabricante disse que ele será vendido no Brasil, mas ainda não há uma data de lançamento. Inicialmente, ele chega na versão hatch, mas a empresa confirmou que também haverá versões sedã e esportivas, S3 e RS 3. A apresentação estava prevista para acontecer no Salão de Genebra – cancelado após o governo da Suíça proibir todos os eventos com mais de mil pessoas. A solução encontrada pela organização e parte das fabricantes foi realizar um "dia de imprensa virtual", com as apresentações sendo feitas via internet, no mesmo horário em que estavam previstas as coletivas no evento suíço.   A3 mais refinado O novo A3 segue a identidade visual da Audi. Isso quer dizer faróis maiores e mais recortados, além de uma grade mais generosa. A carroceria cresceu 3 cm, chegando a 4,34 metros de comprimento. No entanto, o entre-eixos de 2,64 m e o porta-malas, de 380 litros, não foram alterados. Vale lembrar que ele compartilha a plataforma com o Golf, que também ganhou uma nova geração recentemente. Por enquanto, a Audi revelou apenas duas motorizações para o A3: um 1.5 de quatro cilindros e 150 cavalos a gasolina, já usado no Golf europeu, e um 2.0 diesel, com 116 cv ou 150 cv. O câmbio pode ser manual, de 6 marchas, ou de dupla embreagem, de 7 marchas. A tração é dianteira. A Audi já prometeu que irá lançar novas versões, com uma oferta maior de motores, tração integral e opções com conjuntos híbrido leve e híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada. O A3 ainda conta com algumas inovações em sua cabine. As saídas de ar voltadas para o motorista, por exemplo, estão em posição elevada. O quadro de instrumentos agora é digital, e a central multimídia cresceu, passando para 10,1 polegadas. A Audi afirmou que o novo A3 começa a ser entregue aos clientes europeus em maio. No entanto, as vendas serão abertas ainda este mês, com preços a partir de 28.900 euros, cerca de 2.000 euros a mais do que o modelo que está saindo de linha. Fonte: Auto Esporte
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04/02/2020
Audi lança sistema para motoristas evitarem semáforos fechados
Ferramenta vai ser inicialmente testada em Dusseldorf, na Alemanha A Audi vai oferecer para seus clientes uma ferramenta que vai ajudar a evitar semáforos fechados. A novidade será disponibilizada inicialmente em Dusseldorf, na Alemanha. Os veículos A4, A5, A6, A7, A8, Q3, Q7, Q8 e e-tron fabricados a partir de julho de 2019 já possuem a tecnologia, que tem duas funções. A primeira é a "avaliação de velocidade otimizada para luz verde", que calcula a velocidade ideal para o motorista conseguir passar no maior número de semáforos verdes durante o trajeto. Além disso, é capaz de sugerir uma redução de velocidade para que o carro chegue ao cruzamento no momento exato em que a luz ficará verde. A segunda é o "tempo para o verde", que apenas faz uma contagem regressiva para que o próximo semáforo abra. Chefe de desenvolvimento de aplicativos e serviços conectados da montadora, Andre Hainzlmaier afirmou que a ferramenta visa melhorar a comodidade dos motoristas, aumentar a segurança no trânsito e incentivar um estilo econômico de dirigir. O executivo acrescentou que o maior desafio é prever com precisão como os semáforos vão se comportar nos próximos dois minutos. "A maioria dos sinais reage de maneira variável ao volume do tráfego e se adaptam continuamente aos intervalos nos quais mudam entre vermelho e verde", concluiu. Fonte: Olhar Digital
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09/01/2020
Gigantesco SUV Q9 da Audi pode chegar ainda em 2020
O frenesi dos SUVs parece não ter fim. Hoje com uma linha bem abrangente de SUVs que vão de Q2 até Q7, excetuando-se apenas Q4 e Q6, além do elétrico e-tron, a Audi quer ter mais um utilitário esportivo em sua linha. O inédito Q9 viria para ser não somente o pináculo da marca das quatro argolas como também o maior modelo de sua história. Seguindo os passos de BMW e Mercedes-Benz que hoje têm os gigantescos X7 e GLS, o Audi Q9 será um SUV de porte avantajado, espaço para sete pessoas com bastante folga e visual robusto. Ele não terá estilo cupê como o Q8 da foto, atual SUV topo de linha da marca. Segundo a alemã Auto Bild, o lançamento do Audi Q9 está bastante próximo, com expectativa de que ele seja lançado já em 2020. Protótipos do SUV gigantesco ainda não foram avistados rodando, o que pode colocar seu lançamento para mais tarde. A plataforma escolhida será a MLB Evo, a mesma usada por todos os SUVs grandes de luxo do grupo Volkswagen, incluindo Audi Q7 e Q8, Bentley Bentayga, Lamborghini Urus e Porsche Cayenne. Espere por motorização híbrida ou conjunto mecânico rompendo a barreira dos 600 cv em um provável RS Q9. Fonte: iCarros
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05/12/2019
Novo Audi A3 Sedan: projeção antecipa modelo que será lançado em 2020
Com base nos mais recentes flagras, desenho terá inspiração do A4 Enquanto o atual Audi A3 Sedan tem produção em São José dos Pinhais (PR) garantida até o final de 2020, na Europa a nova geração do modelo tem uma nova geração esperada para o começo do próximo ano. Com algumas unidades já rodando com pouca camuflagem, foi possível ter uma boa ideia que vem por aí, como antecipa esta projeção do site russo Kolesa.ru.  A inspiração vem do irmão maior Audi A4. Como acontece normalmente na Audi, as famílias compartilham o DNA de design e alguns elementos. Pós-flagra do novo A3 Sedan, podemos realmente dizer que ele vai se aproximar do A4 em termos visuais. Por dentro, a inspiração deverá ser o novo Q3, inclusive com a nova central multimídia sensível ao toque com uma nova interface, hoje presente no Q8. Apesar de manter a plataforma MQB, o novo A3 deverá beber da mesma fonte do novo VW Golf MK8, melhorando esta base para, além de entregar maior espaço interno, estar pronto para a eletrificação, seja híbrida ou totalmente elétrica. Também haverá versões híbridas-leve, com o sistema de 48 volts auxiliando o motor a combustão em algumas situações. Tudo isso pois o A3 Sedan, que praticamente inaugurou este segmento, agora vê dois novos concorrentes ao seu lado: Mercedes-Benz Classe A Sedan e BMW Série 2 Gran Coupé.  A apresentação global do novo A3 Sedan acontecerá em 2020, logo depois do modelo hatchback. Sua vinda ao Brasil é dada como certa, tanto pelo sucesso da atual geração, quanto pela presença de seus concorrentes diretos em nosso mercado. Será uma opção mais acessível ao Audi A4, que ganhará equipamentos e uma reestilização por aqui, já apresentada na Europa, e deverá subir de preço. O novo A3 deverá ser uma das estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo em 2020, com vendas em 2021. Fonte: Motor 1
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03/11/2019
Conheça as tecnologias ?invisíveis? do novo Audi Q8
Os utilitários esportivos da Audi são: Q3, Q5 e Q7. Agora, há também o Q8, que, pelo comprimento, fica posicionado entre os últimos dois. A Audi se destacou mundialmente quando lançou a tecnologia Quattro, que, obviamente, está presente no Q8. Mas o que é a tecnologia Quattro? Simples: ela (a Audi) provou que carro, para ter tração nas quatro rodas, não precisa ser jipe, para andar na lama, não. Para rodar no asfalto molhado, na neve, ela colocou a tração nas quatro rodas – e saiu ganhando corridas e ralis, e tudo mais -, que dá muito mais segurança e estabilidade ao carro. Um dos destaques do Q8 é seu estilo mais leve e agradável, pois ele tem um formato que lembra um cupê. Mas a esportividade não fica apenas nas linhas: seu desempenho não deixa nada a desejar, graças a um parrudo motor V6 de 340 cv. No SUV Q8, nada de motor de arranque e nem de alternador: eles foram substituídos por um motor elétrico, que aciona o motor a combustão, além de carregar as baterias. E mais: na estrada, em altas velocidades, quando o motorista tira o pé do acelerador e desliga o motor a combustão, esse motor elétrico é capaz de manter o Q8 rolando no asfalto sem nenhum consumo de combustível. Audi Q8 une espaço e versatilidade De toda essa tecnologia embutida no novo utilitário esportivo da Audi, o Q8, dá mostrar alguma coisa olhando para essa roda.  Ora, o que essa roda tem de mais? Aparentemente, nada. Porém, você está acostumado a ver as rodas traseiras fixas, viradas sempre para a frente. A que vira é a roda dianteira, não é? Não, você está enganado! Aqui, no Audi Q8, as rodas traseiras são também direcionais. Até determinada velocidade, ela vira ao contrário da dianteira. Depois, ela vira para o mesmo lado que as rodas dianteiras. Isso é tecnologia, hein? As rodas traseiras direcionais, em baixa velocidade, dão maior agilidade ao carro. Em elevadas velocidades, elas dão muito mais estabilidade. Por que esse porta-malas quase gigantesco no Q8? Simples: o entre-eixos do Q8 é igual ao do Q7. Só que a Audi, no Q8, reduziu um pouco o comprimento e tirou a terceira fila de bancos. Isso explica porque tanta capacidade de carga. Aqui, no Audi Q8, repare a altura da carroceria em relação ao pneu. Mas você acha que ela é fixa? Negativo! O Audi Q8 tem uma suspensão pneumática que eleva até em 4 cm, quase, a altura do carro em relação ao piso. Isso dá uma enorme versatilidade no off-road. A suspensão pneumática dá ao Q8 capacidade de superar obstáculos dos mais complicados. Fonte: Auto Papo
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01/10/2019
AUDI APRESENTA SEGUNDA GERAÇÃO DO RS Q3 E RS Q3 SPORTBACK, QUE CHEGA NO BRASIL EM 2020
Depois de apresentar o novo Q3, chegou a hora de a Audi mostrar a segunda geração de RS Q3 e RS Q3 Sportback, o modelo esportivo baseado no SUV. O carro, que deve chegar no Brasil em 2020, está mais potente que o anterior. O novo motor turbo 2.5 de cinco cilindros gera 400 cv e 48,9 kgfm. O RS Q3 e sua versão cupê chegam a 100 km/h em apenas 4,5 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (com opção de extensão até 280 km/h). A tração é a clássica Quattro e o câmbio duplo e automático oferece sete opções de marcha. O motor ficou mais leve com o cárter de alumínio. De série, os freios dianteiros contam com pinças de seis pistões, mas os discos de cerâmica são opcionais. As rodas são, originalmente, de 20 polegadas, com opcional de 21’’. Dentre as cores possíveis para a segunda geração do RS Q3, duas são exclusivas: o verde claro Kyalami Green e o cinza Nardo. Os detalhes pretos da carroceria podem ser trocados acabamento de alumínio. Uma pequena abertura de ar logo acima da grade frontal se une com um novo detalhe cinza no para-choque frontal, que conecta as três entradas de ar inferiores. Na traseira, aerofólio e saída dupla de escape oval marcam presença, diferenciando a versão. Fonte: Auto Esporte
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02/09/2019
Audi lança a nova RS 6 com 600 cavalos e sistema híbrido leve
A Audi resolveu não esperar até o Salão de Frankfurt, no início de setembro, e revelou nesta terça-feira (20) a nova geração da perua esportiva RS 6, um dos modelos mais desejados da marca. Na nova geração, a perua traz motor V8 biturbo de 4 litros com 600 cavalos e 81,6 kgfm de torque. Com esse conjunto, a RS 6 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos – quase o mesmo tempo de uma Ferrari Portofino. A máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h. Um câmbio automático de 8 marchas gerencia toda a potência, que é transmitida para as 4 rodas. Esportivo, mas responsável A Audi também incrementou um sistema híbrido leve, que, por meio de um gerador, acoplado ao motor por uma correia, ajuda na recuperação de energia, além de dar aquela “forcinha” em acelerações. A bateria pode armazenar até 12 kW vindos de desacelerações de frenagens. Inclusive, quando o motorista tira o pé, em velocidades entre 54 km/h e 160 km/h, o motor a combustão pode ser desligado por até 40 segundos. Ele também aciona o start-stop em velocidade de até 13 km/h. Para economizar combustível, o veículo ainda pode desativar 4 dos 8 cilindros do V8, em cargas baixas e médias. Não nega as origens Apesar da preocupação com a eficiência energética, a Audi não se esqueceu da esportividade. Uma das novidades é a opção de escolher roncos personalizados do motor, por meio dos novos modos RS 1 e RS 2. O motorista pode escolher entre os modos: Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual. Ao pressionar um novo botão, RS Mode, o condutor ainda verá que o quadro de instrumentos passa a exibir informações voltadas para a esportividade. Visual invocado O desenho marca a nova fase da divisão esportiva, RS, e inclui capô mais encorpado, entradas de ar ainda mais generosas e, curiosamente, faróis herdados do A7, e não do A6. Eles também possuem tecnologia laser, que ilumina melhor. De acordo com a Audi, a dianteira tem como inspiração o superesportivo R8. Saias laterais e spoiler traseiro, além de um difusor no para-choque completam o conjunto visual da perua. Na Europa, as entregas da RS 6 terão início no começo do ano que vem. Fonte: Auto Esporte  
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